Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de 2016

POEMA: Vou-me Embora pra Pasárgada - Manuel Bandeira

Vou-me Embora pra Pasárgada  Vou-me embora pra Pasárgada Lá sou amigo do rei Lá tenho a mulher que eu quero Na cama que escolherei Vou-me embora pra Pasárgada Vou-me embora pra Pasárgada Aqui eu não sou feliz Lá a existência é uma aventura De tal modo inconseqüente Que Joana a Louca de Espanha Rainha e falsa demente Vem a ser contraparente Da nora que nunca tive E como farei ginástica Andarei de bicicleta Montarei em burro brabo Subirei no pau-de-sebo Tomarei banhos de mar! E quando estiver cansado Deito na beira do rio Mando chamar a mãe-d'água Pra me contar as histórias Que no tempo de eu menino Rosa vinha me contar Vou-me embora pra Pasárgada Em Pasárgada tem tudo É outra civilização Tem um processo seguro De impedir a concepção Tem telefone automático Tem alcalóide à vontade Tem prostitutas bonitas Para a gente namorar E quando eu estiver mais triste Mas triste de não ter jeito Quando de noite me der Vontade de me matar — Lá sou amigo do rei — Terei a mulher que eu quer...

ESTÁ ou ESTAR?

Você tem dúvida do uso do Está ou estar? Vejamos: E star-  pode ser substituído por outro infinitivo;  E stá-  forma flexionada não pode. Na prática, sempre que você tiver dúvida, tente fazer a substituição por outro infinitivo, se couber, você usa  "estar": Exemplo: "Ela pode  está/ estar  certa"? (Tentar a substituição por um infinitivo) "Ela pode  andar  certa". Viu? A substituição por um infinitivo é possível, logo a alternativa adequada é estar". "Ela pode estar certa". Agora você: "O menino [dá] ou [dar] o brinquedo ao seu colega". (Resposta abaixo) Neste caso o certo é "dá", pois a substituição por outro infinitivo não é possível, não pode ser "O menino dar o brinquedo ao seu colega".  

I ENCONTRO PRESENCIAL DO IV BLOCO DO CURSO DE LETRAS

       O primeiro encontro presencial do curso de Licenciatura Plena em Letras Portuguesa do Polo Ead Uespi de Piripiri aconteceu neste dia 20 de Agosto de 2016, dando início ao IV Período do Curso. Tivemos a volta do nosso colega de turma Moisés William da Silva que ficara afastado durante parte do semestre anterior devido ao acidente que sofreu.     Pela manhã tivemos aula da disciplina Prática Pedagógica Interdisciplinar III , com a Professora Anna Glyds , onde fizemos uma atividade de análise do Livro didático da modalidade EJA.     À tarde estudamos a disciplina Literatura de Viajem e Formação do Brasil , com o Professor Ederson Dias . Na oportunidade fizemos também uma atividade presencial sobre as escolas literárias.

ENFIM IV PERÍODO

Já estamos no IV Período do nosso Curso. É uma grande jornada. Mas vamos dando um passo após o outro. Neste primeiro mês estamos estudando as disciplinas Literatura de Viagem e Prática Pedagógica Interdisciplinar.

2016 - O ANO DAS MUDANÇAS

Temos que está preparado para mudanças em nossa vida. A chegada de meu filho Esdras foi um marco em minha vida. Uma experiência que só quem já passou sabe a emoção. Ser pai é extraordinário. Dividir a minha vida com ele tem sido uma das melhores coisas que já me aconteceu. Hoje ele completa um ano e eu Agradeço a Deus por ter confiado a mim a missão de educá-lo sob sua proteção. OBRIGADO SENHOR!!! TE AMO MEU FILHO!!! TE AMO JU (MINHA AMADA)!!!