Pular para o conteúdo principal

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO E AS EXIGÊNCIAS DE UM CURSO A DISTÂNCIA DE QUALIDADE.

A partir da aprovação da nova LDB, em 1996, os recursos para implantação da EAD tem sido motivo de discussão em muitas IES.
Segundo Niskier (op. cit. in [LISBOA, 2002]), a EAD: "... é a aprendizagem planejada que geralmente ocorre num local diferente do ensino e, por causa disso, requer técnicas especiais de desenho de curso, técnicas especiais de instrução, métodos especiais de comunicação através da eletrônica e outras tecnologias, bem como arranjos essenciais organizacionais e administrativos".
A partir desta definição podemos entender como se dá o processo para implantação de um curso à distância:
1.           Tipo de Curso – é feito um levantamento no lugar para detectar a necessidade dos Alunos (público-alvo); avalia-se a Filosofia da Instituição; os Especialistas na área a ser desenvolvida e as Estratégias Pedagógicas.
2.           Design – refere-se ao Design Instrucional, o Planejamento do curso, a produção de Materiais e as estratégias de avaliação.
3.           Implementação – refere-se aos meios pelos quais se dará a execução do curso; meios impressos, vídeo/áudio, televisão, softwares, internet, etc.
4.           Interações – se dará através dos tutores, da Administração do curso e entre os colegas.
5.           Ambiente – o local de estudo, que pode ser tanto no trabalho, como em casa, numa sala de aula ou em centros de Aprendizagem.
Os cursos oferecidos na modalidade EAD têm por objetivo oferecer um ensino flexível, realizado a distância, levando se em conta a necessidade e atividades dos alunos.
Os elementos a serem levados em conta baseiam-se no modelo sistêmico de Moore & Kearsley, que são: a instituição, o planejamento, projeto pedagógico, aspectos tecnológicos, o professor e os alunos.

Em suma: a Instituição que adere à modalidade EAD promove o Planejamento dos cursos a serem oferecidos, que por sua vez está diretamente ligado ao Projeto Pedagógico e aos Aspectos Tecnológicos, que são os meios de informação e comunicação que serão usados para o desenvolvimento do curso à distância, e os professores e os alunos também interagem entre si tanto através do ambiente virtual, como por meio dos encontros presenciais que acontecerão ao longo do curso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O GÊNERO TEXTUAL MEME

Estamos diariamente cercados por um grande número informações. Como sabemos, a internet é um ótimo meio para a propagação dessas informações, sejam elas por meio de vídeos, imagens, textos ou músicas, entre outros gêneros digitais, como os memes, por exemplo. Isso geralmente acontece nas redes sociais onde a maioria dos alunos do ensino regular estão inseridos. Os Memes têm a capacidade de atingir milhares de pessoas em alguns instantes, têm linguagem informal e são criados a partir de imagens icônicas, além de ser um gênero próprio da internet. O trabalho com os memes aprimora a compreensão de contexto, compreensão de formas de uso da escrita (como a ironia) e adaptação à imagem.

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO

        Para entendermos com clareza as funções da linguagem, é bom primeiramente conhecermos as etapas da comunicação.     Ao contrário do que muitos pensam, a comunicação não acontece somente quando falamos, estabelecemos um diálogo ou redigimos um texto, ela se faz presente em todos (ou quase todos) os momentos.        Comunicamo-nos com nossos colegas de trabalho, com o livro que lemos, com a revista, com os documentos que manuseamos, através de nossos gestos, ações, até mesmo através de um beijo de “boa-noite”. É o que diz Bordenave quando se refere à comunicação:      A comunicação confunde-se com a própria vida. Temos tanta consciência de que comunicamos como de que respiramos ou andamos. Somente percebemos a sua essencial importância quando, por acidente ou uma doença, perdemos a capacidade de nos comunicar. (Bordenave, 1986. p.17-9)     No ato de comunicação, percebemos a existência de alguns el...

HISTÓRIA DE COCAL DE TELHA - PI

          Cocal de Telha é uma pequena cidade do estado do Piauí, que foi emancipada pelo saudoso prefeito Raimundo Nonato da Silva, mais conhecido como Raimundo Anísio, em 14 de dezembro de 1994. PRIMEIRO PREFEITO DE COCAL DE TELHA      Segundo Relatos, a cidade recebeu esse nome por conta que na época da construção da Estrada de ferro Central do Piauí, casas que até então eram cobertas apenas de palhas de palmeiras, e carnaubeiras foram cobertas com telhas. Por ser uma região de imensos cocais, ficou conhecida como Cocal de Telha. Trecho da Estrada de Ferro Central do Piauí no local da antiga estação de Cocal de Telha      Sua população é de aproximadamente 4525 habitantes de acordo com o censo do IBGE de 2010. Vista aérea de Cocal de Telha AGÊNCIA DOS CORREIOS QUIOSQUES NA ENTRADA DA CIDADE      O segundo Prefeito de Cocal de Telha foi O Sr. José Erasmo da Silva, conhecido como...