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EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO E AS EXIGÊNCIAS DE UM CURSO A DISTÂNCIA DE QUALIDADE.

A partir da aprovação da nova LDB, em 1996, os recursos para implantação da EAD tem sido motivo de discussão em muitas IES.
Segundo Niskier (op. cit. in [LISBOA, 2002]), a EAD: "... é a aprendizagem planejada que geralmente ocorre num local diferente do ensino e, por causa disso, requer técnicas especiais de desenho de curso, técnicas especiais de instrução, métodos especiais de comunicação através da eletrônica e outras tecnologias, bem como arranjos essenciais organizacionais e administrativos".
A partir desta definição podemos entender como se dá o processo para implantação de um curso à distância:
1.           Tipo de Curso – é feito um levantamento no lugar para detectar a necessidade dos Alunos (público-alvo); avalia-se a Filosofia da Instituição; os Especialistas na área a ser desenvolvida e as Estratégias Pedagógicas.
2.           Design – refere-se ao Design Instrucional, o Planejamento do curso, a produção de Materiais e as estratégias de avaliação.
3.           Implementação – refere-se aos meios pelos quais se dará a execução do curso; meios impressos, vídeo/áudio, televisão, softwares, internet, etc.
4.           Interações – se dará através dos tutores, da Administração do curso e entre os colegas.
5.           Ambiente – o local de estudo, que pode ser tanto no trabalho, como em casa, numa sala de aula ou em centros de Aprendizagem.
Os cursos oferecidos na modalidade EAD têm por objetivo oferecer um ensino flexível, realizado a distância, levando se em conta a necessidade e atividades dos alunos.
Os elementos a serem levados em conta baseiam-se no modelo sistêmico de Moore & Kearsley, que são: a instituição, o planejamento, projeto pedagógico, aspectos tecnológicos, o professor e os alunos.

Em suma: a Instituição que adere à modalidade EAD promove o Planejamento dos cursos a serem oferecidos, que por sua vez está diretamente ligado ao Projeto Pedagógico e aos Aspectos Tecnológicos, que são os meios de informação e comunicação que serão usados para o desenvolvimento do curso à distância, e os professores e os alunos também interagem entre si tanto através do ambiente virtual, como por meio dos encontros presenciais que acontecerão ao longo do curso.

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