Pular para o conteúdo principal

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO

        Para entendermos com clareza as funções da linguagem, é bom primeiramente conhecermos as etapas da comunicação.
    Ao contrário do que muitos pensam, a comunicação não acontece somente quando falamos, estabelecemos um diálogo ou redigimos um texto, ela se faz presente em todos (ou quase todos) os momentos.
       Comunicamo-nos com nossos colegas de trabalho, com o livro que lemos, com a revista, com os documentos que manuseamos, através de nossos gestos, ações, até mesmo através de um beijo de “boa-noite”. É o que diz Bordenave quando se refere à comunicação:
     A comunicação confunde-se com a própria vida. Temos tanta consciência de que comunicamos como de que respiramos ou andamos. Somente percebemos a sua essencial importância quando, por acidente ou uma doença, perdemos a capacidade de nos comunicar. (Bordenave, 1986. p.17-9)
    No ato de comunicação, percebemos a existência de alguns elementos, são eles: 
a) emissor: é aquele que envia a mensagem (pode ser uma única pessoa ou um grupo de pessoas).
b) mensagem: é o contéudo (assunto) das informações que ora são transmitidas. c) receptor: é aquele a quem a mensagem é endereçada (um indivíduo ou um grupo), também conhecido como destinatário.
d) canal de comunicação: é o meio pelo qual a mensagem é transmitida. 
e) código: é o conjunto de signos e de regras de combinação desses signos utilizado para elaborar a mensagem: o emissor codifica aquilo que o receptor irá decodificar.
f) contexto: é o objeto ou a situação a que a mensagem se refere.







EXERCÍCIO AVALIATIVO

  1. 1.  Para entendermos com clareza as funções da linguagem, é necessário:

a) conhecer as funções da linguagem
b) conhecer as etapas da comunicação
c) conhecer as funções da comunicação
d) saber se comunicar bem
2.       Ao contrário do que muitos pensam, a comunicação não acontece somente quando falamos. Cite algumas situações onde a comunicação acontece.


3.       No ato da comunicação, percebemos a existência de alguns elementos. São eles:
a)      Emissor, receptor, código, texto, canal, contexto
b)      Emissor, receptor, código, mensagem, falante, contexto
c)       Emissor, receptor, código, canal, mensagem, contexto
d)      Emissor, transmissor, código, canal, mensagem, contexto

4.    Complete as assertivas abaixo, ora com o conceito, ora com o elemento da comunicação de quem se fala:
a)      Emissor
b)      É o conteúdo das informações transmitidas 
c)       Receptor 
d)      É o meio pelo qual a mensagem é transmitida 
e)      É o conjunto de signos e regras combinados, utilizados para elaborar a mensagem 
f)       Contexto 

5.       Eis que segue uma das criações artísticas do poeta Fernando Pessoa. Após analisa-las, elucide os elementos em questão:
MAR PORTUGUÊS
Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!

Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Sem a alma não é pequena.

Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

a)      Emissor
b)      Receptor 
c)       Mensagem 
d)      Código 
e)      Canal 
f)       Contexto 

6.       Assinale a alternativa incorreta:
a)       Só existe comunicação quando a pessoa que recebe a mensagem entende o seu significado.
b)      Para entender o significado de uma mensagem, não é preciso conhecer o código.
c)       As mensagens podem ser elaboradas com vários códigos, formados de palavras, desenhos, números, etc.
d)      Para entender bem um código, é necessário conhecer suas regras.
e)      Conhecendo os elementos e regras de um código, podemos combiná-los de várias maneiras, criando novas mensagens.
7.       Uma pessoa é convidada a dar uma palestra em Espanhol. A pessoa não aceita o convite, pois não sabia falar com fluência a língua Espanhola. Se esta pessoa tivesse aceitado fazer esta palestra seria um fracasso porque:
a)      Não dominava os signos
b)      Não dominava o código
c)       Não conhecia o contexto
d)      Não conhecia o receptor
e)      Não conhecia a mensagem
8.       Um guarda de trânsito percebe que o motorista de um carro está em alta velocidade. Faz um gesto pedindo para ele parar. Neste trecho o gesto que o guarda faz para o motorista parar, podemos dizer que é:
a)      O código que ele utiliza
b)      O canal que ele utiliza
c)       Quem recebe a mensagem
d)      Quem envia a mensagem
e)      O assunto da mensagem
9.       A mãe de Felipe sacode – o levemente e o chama: Felipe está na hora de acordar. Identifique:
a)      O emissor
b)      O receptor 
c)       O código 
d)      O canal 
e)      A mensagem 
f)       O contexto 

10.   O fragmento seguinte foi extraído do poema “sida”, do poeta português Al Berto. Seu título é a sigla da doença Síndrome de Imuno-Deficiência Adquirida — que no Brasil é designada pelo correspondente em inglês AIDS. Leia-o e assinale a alternativa CORRETA sobre ele: 
“Aqueles que têm nome e nos telefonam
um dia emagrecem — partem
deixam-nos dobrados ao abandono
no interior duma dor inútil muda
e voraz.”
a) Os versos usam de humor para falar de um tema delicado.
b) O trecho trata da impotência humana diante da morte.
c) O texto faz uma crítica moralista da podridão humana.
d) O poema explora basicamente a decepção amorosa.
e) A crítica ao sistema de telemarketing mostra o caráter moderno do texto.


PARA VISUALIZAR AS RESPOSTAS CLIQUE    AQUI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O GÊNERO TEXTUAL MEME

Estamos diariamente cercados por um grande número informações. Como sabemos, a internet é um ótimo meio para a propagação dessas informações, sejam elas por meio de vídeos, imagens, textos ou músicas, entre outros gêneros digitais, como os memes, por exemplo. Isso geralmente acontece nas redes sociais onde a maioria dos alunos do ensino regular estão inseridos. Os Memes têm a capacidade de atingir milhares de pessoas em alguns instantes, têm linguagem informal e são criados a partir de imagens icônicas, além de ser um gênero próprio da internet. O trabalho com os memes aprimora a compreensão de contexto, compreensão de formas de uso da escrita (como a ironia) e adaptação à imagem.

PRODUÇÃO DE TEXTO: COERÊNCIA E COESÃO

          Coerência e coesão são dois mecanismos fundamentais para a  produção de texto .           A coesão é o mecanismo relacionado com  elementos  que asseguram a ligação entre palavras e frases, de modo a interligar as diferentes partes de um texto.           A coerência, por sua vez, é responsável por estabelecer a  ligação lógica entre ideias , para que, juntas, elas garantam que o texto tenha sentido.            Ambos são importantes para garantir que um texto transmita sua respectiva mensagem com clareza, seja harmonioso e faça sentido para o leitor. ABAIXO COMPARTILHAMOS 2 ARQUIVOS EM POWER POINT ESCLARECENDO MELHOR ESTE ASSUNTO. CLIQUE E FAÇA O DOWNLOAD. COERÊNCIA E COESÃO  (PPT) RECURSOS DE COESÃO E COERÊNCIA (PPT)

PRECONCEITO LINGUÍSTICO: O QUE É? COMO COMBATÊ-LO?

O Preconceito Linguístico é aquele gerado pelas diferenças linguísticas existentes dentre de um mesmo idioma. De tal maneira, está associado as diferenças regionais desde dialetos, regionalismo, gírias e sotaques, os quais são desenvolvidos ao longo do tempo e que envolvem os aspectos históricos, sociais e culturais de determinado grupo. O preconceito linguístico é um dos tipos de preconceito mais empregados na atualidade e pode ser um importante propulsor da exclusão social. ASSISTA O VÍDEO ABAIXO Preconceito Linguístico (Memetizado) Por  Sérgio Matheus Vieira de Carvalho Para mais esclarecimentos sobre o que é, como se faz e como combater o Preconceito Linguístico acesse o Link abaixo: https://www.todamateria.com.br/preconceito-linguistico/