Pular para o conteúdo principal

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO

        Para entendermos com clareza as funções da linguagem, é bom primeiramente conhecermos as etapas da comunicação.
    Ao contrário do que muitos pensam, a comunicação não acontece somente quando falamos, estabelecemos um diálogo ou redigimos um texto, ela se faz presente em todos (ou quase todos) os momentos.
       Comunicamo-nos com nossos colegas de trabalho, com o livro que lemos, com a revista, com os documentos que manuseamos, através de nossos gestos, ações, até mesmo através de um beijo de “boa-noite”. É o que diz Bordenave quando se refere à comunicação:
     A comunicação confunde-se com a própria vida. Temos tanta consciência de que comunicamos como de que respiramos ou andamos. Somente percebemos a sua essencial importância quando, por acidente ou uma doença, perdemos a capacidade de nos comunicar. (Bordenave, 1986. p.17-9)
    No ato de comunicação, percebemos a existência de alguns elementos, são eles: 
a) emissor: é aquele que envia a mensagem (pode ser uma única pessoa ou um grupo de pessoas).
b) mensagem: é o contéudo (assunto) das informações que ora são transmitidas. c) receptor: é aquele a quem a mensagem é endereçada (um indivíduo ou um grupo), também conhecido como destinatário.
d) canal de comunicação: é o meio pelo qual a mensagem é transmitida. 
e) código: é o conjunto de signos e de regras de combinação desses signos utilizado para elaborar a mensagem: o emissor codifica aquilo que o receptor irá decodificar.
f) contexto: é o objeto ou a situação a que a mensagem se refere.







EXERCÍCIO AVALIATIVO

  1. 1.  Para entendermos com clareza as funções da linguagem, é necessário:

a) conhecer as funções da linguagem
b) conhecer as etapas da comunicação
c) conhecer as funções da comunicação
d) saber se comunicar bem
2.       Ao contrário do que muitos pensam, a comunicação não acontece somente quando falamos. Cite algumas situações onde a comunicação acontece.


3.       No ato da comunicação, percebemos a existência de alguns elementos. São eles:
a)      Emissor, receptor, código, texto, canal, contexto
b)      Emissor, receptor, código, mensagem, falante, contexto
c)       Emissor, receptor, código, canal, mensagem, contexto
d)      Emissor, transmissor, código, canal, mensagem, contexto

4.    Complete as assertivas abaixo, ora com o conceito, ora com o elemento da comunicação de quem se fala:
a)      Emissor
b)      É o conteúdo das informações transmitidas 
c)       Receptor 
d)      É o meio pelo qual a mensagem é transmitida 
e)      É o conjunto de signos e regras combinados, utilizados para elaborar a mensagem 
f)       Contexto 

5.       Eis que segue uma das criações artísticas do poeta Fernando Pessoa. Após analisa-las, elucide os elementos em questão:
MAR PORTUGUÊS
Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!

Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Sem a alma não é pequena.

Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

a)      Emissor
b)      Receptor 
c)       Mensagem 
d)      Código 
e)      Canal 
f)       Contexto 

6.       Assinale a alternativa incorreta:
a)       Só existe comunicação quando a pessoa que recebe a mensagem entende o seu significado.
b)      Para entender o significado de uma mensagem, não é preciso conhecer o código.
c)       As mensagens podem ser elaboradas com vários códigos, formados de palavras, desenhos, números, etc.
d)      Para entender bem um código, é necessário conhecer suas regras.
e)      Conhecendo os elementos e regras de um código, podemos combiná-los de várias maneiras, criando novas mensagens.
7.       Uma pessoa é convidada a dar uma palestra em Espanhol. A pessoa não aceita o convite, pois não sabia falar com fluência a língua Espanhola. Se esta pessoa tivesse aceitado fazer esta palestra seria um fracasso porque:
a)      Não dominava os signos
b)      Não dominava o código
c)       Não conhecia o contexto
d)      Não conhecia o receptor
e)      Não conhecia a mensagem
8.       Um guarda de trânsito percebe que o motorista de um carro está em alta velocidade. Faz um gesto pedindo para ele parar. Neste trecho o gesto que o guarda faz para o motorista parar, podemos dizer que é:
a)      O código que ele utiliza
b)      O canal que ele utiliza
c)       Quem recebe a mensagem
d)      Quem envia a mensagem
e)      O assunto da mensagem
9.       A mãe de Felipe sacode – o levemente e o chama: Felipe está na hora de acordar. Identifique:
a)      O emissor
b)      O receptor 
c)       O código 
d)      O canal 
e)      A mensagem 
f)       O contexto 

10.   O fragmento seguinte foi extraído do poema “sida”, do poeta português Al Berto. Seu título é a sigla da doença Síndrome de Imuno-Deficiência Adquirida — que no Brasil é designada pelo correspondente em inglês AIDS. Leia-o e assinale a alternativa CORRETA sobre ele: 
“Aqueles que têm nome e nos telefonam
um dia emagrecem — partem
deixam-nos dobrados ao abandono
no interior duma dor inútil muda
e voraz.”
a) Os versos usam de humor para falar de um tema delicado.
b) O trecho trata da impotência humana diante da morte.
c) O texto faz uma crítica moralista da podridão humana.
d) O poema explora basicamente a decepção amorosa.
e) A crítica ao sistema de telemarketing mostra o caráter moderno do texto.


PARA VISUALIZAR AS RESPOSTAS CLIQUE    AQUI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O GÊNERO TEXTUAL MEME

Estamos diariamente cercados por um grande número informações. Como sabemos, a internet é um ótimo meio para a propagação dessas informações, sejam elas por meio de vídeos, imagens, textos ou músicas, entre outros gêneros digitais, como os memes, por exemplo. Isso geralmente acontece nas redes sociais onde a maioria dos alunos do ensino regular estão inseridos. Os Memes têm a capacidade de atingir milhares de pessoas em alguns instantes, têm linguagem informal e são criados a partir de imagens icônicas, além de ser um gênero próprio da internet. O trabalho com os memes aprimora a compreensão de contexto, compreensão de formas de uso da escrita (como a ironia) e adaptação à imagem.

HISTÓRIA DE COCAL DE TELHA - PI

          Cocal de Telha é uma pequena cidade do estado do Piauí, que foi emancipada pelo saudoso prefeito Raimundo Nonato da Silva, mais conhecido como Raimundo Anísio, em 14 de dezembro de 1994. PRIMEIRO PREFEITO DE COCAL DE TELHA      Segundo Relatos, a cidade recebeu esse nome por conta que na época da construção da Estrada de ferro Central do Piauí, casas que até então eram cobertas apenas de palhas de palmeiras, e carnaubeiras foram cobertas com telhas. Por ser uma região de imensos cocais, ficou conhecida como Cocal de Telha. Trecho da Estrada de Ferro Central do Piauí no local da antiga estação de Cocal de Telha      Sua população é de aproximadamente 4525 habitantes de acordo com o censo do IBGE de 2010. Vista aérea de Cocal de Telha AGÊNCIA DOS CORREIOS QUIOSQUES NA ENTRADA DA CIDADE      O segundo Prefeito de Cocal de Telha foi O Sr. José Erasmo da Silva, conhecido como...