Para entendermos com clareza as funções da linguagem, é bom primeiramente conhecermos as etapas da comunicação.
Ao contrário do que muitos pensam, a comunicação não acontece somente quando falamos, estabelecemos um diálogo ou redigimos um texto, ela se faz presente em todos (ou quase todos) os momentos.
Comunicamo-nos com nossos colegas de trabalho, com o livro que lemos, com a revista, com os documentos que manuseamos, através de nossos gestos, ações, até mesmo através de um beijo de “boa-noite”. É o que diz Bordenave quando se refere à comunicação:
A comunicação confunde-se com a própria vida. Temos tanta consciência de que comunicamos como de que respiramos ou andamos. Somente percebemos a sua essencial importância quando, por acidente ou uma doença, perdemos a capacidade de nos comunicar. (Bordenave, 1986. p.17-9)
No ato de comunicação, percebemos a existência de alguns elementos, são eles:
a) emissor: é aquele que envia a mensagem (pode ser uma única pessoa ou um grupo de pessoas).
b) mensagem: é o contéudo (assunto) das informações que ora são transmitidas. c) receptor: é aquele a quem a mensagem é endereçada (um indivíduo ou um grupo), também conhecido como destinatário.
d) canal de comunicação: é o meio pelo qual a mensagem é transmitida.
e) código: é o conjunto de signos e de regras de combinação desses signos utilizado para elaborar a mensagem: o emissor codifica aquilo que o receptor irá decodificar.
f) contexto: é o objeto ou a situação a que a mensagem se refere.
PARA VISUALIZAR AS RESPOSTAS CLIQUE AQUI
EXERCÍCIO AVALIATIVO
- 1. Para entendermos com clareza as funções da linguagem, é necessário:
a) conhecer as funções da
linguagem
b) conhecer as etapas da
comunicação
c) conhecer as funções da
comunicação
d) saber se comunicar bem
2.
Ao contrário do que muitos pensam, a comunicação
não acontece somente quando falamos. Cite algumas situações onde a comunicação
acontece.
3.
No ato da comunicação, percebemos a existência
de alguns elementos. São eles:
a)
Emissor, receptor, código, texto, canal,
contexto
b)
Emissor, receptor, código, mensagem, falante,
contexto
c)
Emissor, receptor, código, canal, mensagem,
contexto
d)
Emissor, transmissor, código, canal, mensagem,
contexto
4.
Complete as assertivas abaixo, ora com o
conceito, ora com o elemento da comunicação de quem se fala:
a)
Emissor
b) É o conteúdo das informações transmitidas
c) Receptor
d) É o meio pelo qual a mensagem é transmitida
e) É o conjunto de signos e regras combinados, utilizados para elaborar a mensagem
f) Contexto
5. Eis que segue uma das criações artísticas do poeta Fernando Pessoa. Após analisa-las, elucide os elementos em questão:
b) É o conteúdo das informações transmitidas
c) Receptor
d) É o meio pelo qual a mensagem é transmitida
e) É o conjunto de signos e regras combinados, utilizados para elaborar a mensagem
f) Contexto
5. Eis que segue uma das criações artísticas do poeta Fernando Pessoa. Após analisa-las, elucide os elementos em questão:
MAR
PORTUGUÊS
Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Sem a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.
a)
Emissor
b) Receptor
c) Mensagem
d) Código
e) Canal
f) Contexto
6. Assinale a alternativa incorreta:
b) Receptor
c) Mensagem
d) Código
e) Canal
f) Contexto
6. Assinale a alternativa incorreta:
a)
Só existe comunicação quando a pessoa que recebe
a mensagem entende o seu significado.
b)
Para entender o significado de uma mensagem, não
é preciso conhecer o código.
c)
As mensagens podem ser elaboradas com vários
códigos, formados de palavras, desenhos, números, etc.
d)
Para entender bem um código, é necessário
conhecer suas regras.
e)
Conhecendo os elementos e regras de um código,
podemos combiná-los de várias maneiras, criando novas mensagens.
7.
Uma pessoa é convidada a dar uma palestra em
Espanhol. A pessoa não aceita o convite, pois não sabia falar com fluência a
língua Espanhola. Se esta pessoa tivesse aceitado fazer esta palestra seria um
fracasso porque:
a)
Não dominava os signos
b)
Não dominava o código
c)
Não conhecia o contexto
d)
Não conhecia o receptor
e)
Não conhecia a mensagem
8.
Um guarda
de trânsito percebe que o motorista de um carro está em alta velocidade. Faz um
gesto pedindo para ele parar. Neste trecho o gesto que o guarda faz para o
motorista parar, podemos dizer que é:
a)
O código que ele utiliza
b)
O canal que ele utiliza
c)
Quem recebe a mensagem
d)
Quem envia a mensagem
e)
O assunto da mensagem
9.
A mãe de
Felipe sacode – o levemente e o chama: Felipe está na hora de acordar.
Identifique:
a)
O emissor
b) O receptor
c) O código
d) O canal
e) A mensagem
f) O contexto
b) O receptor
c) O código
d) O canal
e) A mensagem
f) O contexto
10.
O fragmento seguinte foi extraído do poema
“sida”, do poeta português Al Berto. Seu título é a sigla da doença Síndrome de
Imuno-Deficiência Adquirida — que no Brasil é designada pelo correspondente em
inglês AIDS. Leia-o e assinale a alternativa CORRETA sobre ele:
“Aqueles que têm nome
e nos telefonam
um dia emagrecem —
partem
deixam-nos dobrados ao
abandono
no interior duma dor
inútil muda
e voraz.”
a) Os versos usam de humor para
falar de um tema delicado.
b) O trecho trata da impotência
humana diante da morte.
c) O texto faz uma crítica
moralista da podridão humana.
d) O poema explora basicamente a
decepção amorosa.
e) A crítica ao sistema
de telemarketing mostra o caráter moderno do texto.
Comentários
Postar um comentário