ARTIGO:
“A EVOLUÇÃO DO PAPAI NOEL – de Herói a Promotor de Vendas”
Moisés William da Silva
RESUMO
O
presente artigo tem como finalidade mostrar o que o Papai Noel tem se tornado
nos dias atuais. Para isso falaremos um pouco sobre sua origem e suas evoluções
ao longo dos anos. Tomaremos por base alguns artigos de escritores e
pesquisadores como Rainer Sousa, Fernanda Sarate, dentre outros.
PALAVRAS-CHAVES:
natal, papai Noel, infância, vendas
Introdução
Ao
longo dos séculos o Papai Noel tem feito parte da infância de muitas crianças.
Logo que nossa imaginação começa a funcionar passamos a conhecer a história de
um bom velhinho barrigudo, que traja roupas vermelhas e longa barba branca e
que aparece uma vez ao ano, no período do Natal, para presentear as crianças
que foram boazinhas e punir as que foram “mal criadas”. Mas como ele surgiu?
Será que o bom velhinho não tem sido usado nos dias atuais como um publicitário
por muitas empresas para vender seus produtos? Isso é o que discutiremos ao
longo deste artigo.
1. Como surgiu Papai Noel?
Assim
como qualquer história que o povo conta, muitas versões são dadas para o surgimento
de Papai Noel.
Segundo
o escritor Julio Martins, tudo começou com um velhinho muito bondoso que morava
no Pólo Norte chamado Nicolau. Certo dia ao dar uma volta percebeu que muitas
crianças pobres estavam muito tristes por saberem que não ganhariam presentes
durante o Natal. Nicolau então resolveu confeccionar alguns brinquedos de forma
artesanal juntamente com sua esposa e na noite de Natal visitou as casas
necessitadas jogando um embrulho pelas chaminés, onde tinha um brinquedo e um
bilhete dizendo: “o presente que você ganhou é de um amigo, não posso revelar
meu nome, só posso dizer que sou um velhinho”. Daí surgiu a história de um
velhinho bondoso que entregava presentes.
Mas
a versão mais provável sobre sua origem é a de Rainer Sousa, que conta a
história de um monge turco chamado Nicolau Traumaturco que viveu durante o
século IV. Segundo suas pesquisas, Nicolau teria ajudado uma jovem a não ser
vendida pelos pais jogando um saco com moedas de ouro que pagariam pelo dote de
casamento da moça. O monge Nicolau também saia uma vez ao ano a distribuir
presentes para as crianças. Passou a ser conhecido como o bom velhinho que dava
presentes. Cinco séculos mais tarde ele veio a ser reconhecido pela igreja como
santo, passando a ser chamado de São Nicolau.
Em
meados do século XIX, o desenhista alemão Thomas Nast deu uma nova versão ao
bom velhinho, acrescentando-lhe elementos que mais o assemelhavam a um gnomo da
floresta, e publicou na revista americana “Harper’s
Weekly”. Com o passar do tempo o bom
velhinho ganhou também uma enorme barriga e uma barba branca, espalhou-se pelo
mundo e ficou conhecido como Papai Noel.
Até
o final do século XIX ele era representado com uma roupa de inverno na cor
marrom ou verde escura. Mas foi somente no ano de 1931 que a empresa Coca-Cola
Company em uma campanha publicitária para aumentar a venda de refrigerantes no
período do inverno, encomendou ao artista Habdon Sundblom uma nova versão do
Papai Noel, algo que o tornasse “mais humano” e representasse bem sua marca.
Foi então que surgiu a versão que conhecemos hoje. O sucesso foi tão grande que
a Coca-Cola passou a adotar o Papai Noel como um dos símbolos da marca e o
público como símbolo oficial do Natal.
2. Herói Infantil ou Promotor de Vendas
Muitas
empresas, ao se aproximar o período natalino, antecipam a chegada de Papai Noel.
É que com a idéia de presentear o cliente ninguém melhor do que o bom velhinho
para dar um empurrãozinho nas vendas de muitas lojas, pois sua simpatia traz o
consumidor cada vez mais para o comércio.
Segundo o professor de Marketing e Comunicação da
Universidade Presbiteriana Mackenzie, Carlos Eduardo Silva, “temos uma
referência de presentear no Natal, na passagem dos reis magos que presentearam
Jesus no nascimento. Isso proporciona um aumento nas vendas, aliado às
campanhas e ações de divulgações nesta época”.
Em
uma das campanhas de marketing da Coca-Cola, por exemplo, vemos Papai Noel
tomando uma coca-cola e a seguinte frase: “Juntos transformamos a magia em
realidade”.
Com o Papai Noel como astro pop, as ferramentas são muitas
para atrair o consumidor: helicóptero, cortejo e até fogos de artifício. Para a
professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Maria Luiza
Piccioli, as ações estratégicas fortalecem o conceito para impulsionar as
vendas, dessa forma as empresas começaram a marcar pontos para campanhas
temáticas. O Papai Noel traz uma perspectiva positiva atraindo o público consumidor.
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
O
que vemos é um desvirtuamento do que representa verdadeiramente Papai Noel.
Enquanto
na imaginação infantil o bom velhinho é o Herói que ao final do ano lhe trará
um novo presente de natal, para as empresas e o comércio ele é o grande
marketing do momento, o publicitário e promotor de vendas que assegurará mais
um fechamento de caixa que poderá compensar as vendas fracas do ano todo.
Sua
imagem inicial que representava a solidariedade, o ato de compartilhar,
dividir, doar foi se perdendo e dando lugar ao consumismo, ou seja, ele agora
está sendo usado como símbolo de capitalismo, que atrai mais o público adulto
do que o infantil.
E
o que era mágico perdeu o seu encanto.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SARATE,
Fernanda. Disponível em http://www.comunicacaoetendencias.com.br/um-olhar-sobre-o-natal-o-mito-do-papai-noel-e-uma-coca-cola-bem-gelada
SOUSA,
Rainer. Disponível em http://historiadomundo.uol.com.br/curiosidades/a-origem-do-papai-noel.htm
DANTAS, Gabriela Cabral Da Silva. "História do Papai
Noel"; Brasil Escola.
Disponível em
<http://brasilescola.uol.com.br/natal/historia-papai-noel.htm>. Acesso em
04 de dezembro de 2015.
- Os segredos de
Papai Noel. Autor: Todolivro Edições. Editora: Todolivro. Disponível em http://www.suapesquisa.com/historiadopapainoel.htm.
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