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ARTIGO: "A EVOLUÇÃO DO PAPAI NOEL"

ARTIGO: “A EVOLUÇÃO DO PAPAI NOEL – de Herói a Promotor de Vendas”
Moisés William da Silva



RESUMO

O presente artigo tem como finalidade mostrar o que o Papai Noel tem se tornado nos dias atuais. Para isso falaremos um pouco sobre sua origem e suas evoluções ao longo dos anos. Tomaremos por base alguns artigos de escritores e pesquisadores como Rainer Sousa, Fernanda Sarate, dentre outros.

PALAVRAS-CHAVES: natal, papai Noel, infância, vendas



Introdução

Ao longo dos séculos o Papai Noel tem feito parte da infância de muitas crianças. Logo que nossa imaginação começa a funcionar passamos a conhecer a história de um bom velhinho barrigudo, que traja roupas vermelhas e longa barba branca e que aparece uma vez ao ano, no período do Natal, para presentear as crianças que foram boazinhas e punir as que foram “mal criadas”. Mas como ele surgiu? Será que o bom velhinho não tem sido usado nos dias atuais como um publicitário por muitas empresas para vender seus produtos? Isso é o que discutiremos ao longo deste artigo.

1.    Como surgiu Papai Noel?
Assim como qualquer história que o povo conta, muitas versões são dadas para o surgimento de Papai Noel.
Segundo o escritor Julio Martins, tudo começou com um velhinho muito bondoso que morava no Pólo Norte chamado Nicolau. Certo dia ao dar uma volta percebeu que muitas crianças pobres estavam muito tristes por saberem que não ganhariam presentes durante o Natal. Nicolau então resolveu confeccionar alguns brinquedos de forma artesanal juntamente com sua esposa e na noite de Natal visitou as casas necessitadas jogando um embrulho pelas chaminés, onde tinha um brinquedo e um bilhete dizendo: “o presente que você ganhou é de um amigo, não posso revelar meu nome, só posso dizer que sou um velhinho”. Daí surgiu a história de um velhinho bondoso que entregava presentes.
Mas a versão mais provável sobre sua origem é a de Rainer Sousa, que conta a história de um monge turco chamado Nicolau Traumaturco que viveu durante o século IV. Segundo suas pesquisas, Nicolau teria ajudado uma jovem a não ser vendida pelos pais jogando um saco com moedas de ouro que pagariam pelo dote de casamento da moça. O monge Nicolau também saia uma vez ao ano a distribuir presentes para as crianças. Passou a ser conhecido como o bom velhinho que dava presentes. Cinco séculos mais tarde ele veio a ser reconhecido pela igreja como santo, passando a ser chamado de São Nicolau.
Em meados do século XIX, o desenhista alemão Thomas Nast deu uma nova versão ao bom velhinho, acrescentando-lhe elementos que mais o assemelhavam a um gnomo da floresta, e publicou na revista americana “Harper’s Weekly”.  Com o passar do tempo o bom velhinho ganhou também uma enorme barriga e uma barba branca, espalhou-se pelo mundo e ficou conhecido como Papai Noel.
Até o final do século XIX ele era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Mas foi somente no ano de 1931 que a empresa Coca-Cola Company em uma campanha publicitária para aumentar a venda de refrigerantes no período do inverno, encomendou ao artista Habdon Sundblom uma nova versão do Papai Noel, algo que o tornasse “mais humano” e representasse bem sua marca. Foi então que surgiu a versão que conhecemos hoje. O sucesso foi tão grande que a Coca-Cola passou a adotar o Papai Noel como um dos símbolos da marca e o público como símbolo oficial do Natal.

2.    Herói Infantil ou Promotor de Vendas
Muitas empresas, ao se aproximar o período natalino, antecipam a chegada de Papai Noel. É que com a idéia de presentear o cliente ninguém melhor do que o bom velhinho para dar um empurrãozinho nas vendas de muitas lojas, pois sua simpatia traz o consumidor cada vez mais para o comércio.
Segundo o professor de Marketing e Comunicação da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Carlos Eduardo Silva, “temos uma referência de presentear no Natal, na passagem dos reis magos que presentearam Jesus no nascimento. Isso proporciona um aumento nas vendas, aliado às campanhas e ações de divulgações nesta época”.
Em uma das campanhas de marketing da Coca-Cola, por exemplo, vemos Papai Noel tomando uma coca-cola e a seguinte frase: “Juntos transformamos a magia em realidade”.
Com o Papai Noel como astro pop, as ferramentas são muitas para atrair o consumidor: helicóptero, cortejo e até fogos de artifício. Para a professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Maria Luiza Piccioli, as ações estratégicas fortalecem o conceito para impulsionar as vendas, dessa forma as empresas começaram a marcar pontos para campanhas temáticas. O Papai Noel traz uma perspectiva positiva atraindo o público consumidor.
3.   CONSIDERAÇÕES FINAIS
O que vemos é um desvirtuamento do que representa verdadeiramente Papai Noel.
Enquanto na imaginação infantil o bom velhinho é o Herói que ao final do ano lhe trará um novo presente de natal, para as empresas e o comércio ele é o grande marketing do momento, o publicitário e promotor de vendas que assegurará mais um fechamento de caixa que poderá compensar as vendas fracas do ano todo.
Sua imagem inicial que representava a solidariedade, o ato de compartilhar, dividir, doar foi se perdendo e dando lugar ao consumismo, ou seja, ele agora está sendo usado como símbolo de capitalismo, que atrai mais o público adulto do que o infantil.
E o que era mágico perdeu o seu encanto.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
DANTAS, Gabriela Cabral Da Silva. "História do Papai Noel"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/natal/historia-papai-noel.htm>. Acesso em 04 de dezembro de 2015.
- Os segredos de Papai Noel. Autor: Todolivro Edições. Editora: Todolivro. Disponível em http://www.suapesquisa.com/historiadopapainoel.htm.

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