O perdão é um processo que precisa de nossa ajuda para que possa ser concedido de maneira plena. As causas das mágoas podem ser várias e ocorrer em diversas situações, desde uma palavra mal interpretada até uma carência profunda e sem consciência.
Existem inúmeros motivos para que as feridas abertas demorem muito tempo para serem cicatrizadas. Precisamos aprender a perdoar, pois como disse William Shakespeare "Guardar ressentimento é como beber veneno e esperar que o outro morra", pois quanto mais remoemos a ofensa sofrida, mais será a dificuldade de perdoar.
A mágoa que é alimentada pelo nosso coração gera um desejo de vingança. O primeiro sentimento que surge no coração de uma pessoa que passa por uma decepção com um amigo é "Assim como fez comigo, também farei com ele".
Pedir perdão não é uma tarefa fácil. Temos que aprender a reconhecer nossos erros para também ser perdoado. Temos que aprender a perdoar verdadeiramente, por mais que seja difícil, não devemos simplesmente fazer isso da boca pra fora. Isso implica em não lançar em rosto na primeira oportunidade que tivermos contra o ofensor.
Aprenda a perdoar, para também ser perdoado.
AUTOR: ANTONIO FRANCISCO DA COSTA RODRIGUES
Comentários
Postar um comentário